Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   CONSTRUÇÃO           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

CONSTRUÇÃO

Construir é executar "in loco" o projeto elaborado, dentro das condições estabelecidas no memorial descritivo e nos custos previstos no orçamento, tudo dentro do tempo calculado pelo cronograma físico e com recursos financeiros desembolsados conforme projetado no cronograma financeiro.

Existem diversos tipos de obras, mas as mais comuns são as residenciais, prediais, comerciais e industriais; e para cada tipo de obra existem diversos tipos e forma de construí-las.

As obras podem ser realizadas somente em alvenaria, em estrutura e alvenaria, em alvenaria armada, alvenaria autoportante, estrutura metálica, pura estrutura de concreto armado, concreto armado pré-moldado, etc...

As construções residenciais, ou seja, construção de casas, são as mais corriqueiras e comumente executadas com alvenaria de tijolos comuns, baianos, cerâmicos ou blocos. A estrutura formada por vigas e pilares de concreto e laje mista de cerâmica e concreto armado.

As prediais que podem ser residenciais e/ou comerciais, são denominações dadas ao edifícios, ou seja, construção que possui pavimento térreo e diversos pavimentos acima, providos de unidades de apartamentos ou salas comerciais. Por muito tempo só se construíam edifícios com estrutura de concreto armado, contudo, atualmente, o sistema mais difundido e usado é o da alvenaria armada em virtude do baixo custo.

As construções comerciais, quase sempre no estilo de barracões, procuram sempre por grandes vãos livres e pequenos escritórios, buscando sempre grandes alturas externas. Podem ser de estrutura de concreto ou metálica, tendo como fechamentos laterais (paredes de divisa) alvenarias de tijolos comuns, baianos, furados, blocos de concreto e até telhas de fibrocimento.

As industriais são praticamente do mesmo estilo das comerciais, sendo a diferença um diferenciado número de cômodos especiais aplicáveis à indústrias, que no comércio não existe, tais como: tanque de gelo, ilhas de refrigeração, câmaras frigoríficas, cabines rebaixadoras de tensão, caixas d'águas cilíndricas elevadas, estação de tratamento de esgotos, centrais de ar condicionado, etc...

Quem resolver construir deve inicialmente pesquisar bem para saber o que realmente quer e precisa, contratar um bom profissional registrado pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com ele estudar com muito cuidado e detalhes a obra que vai ser erguida, escolher os materiais componentes e apresentar tudo ao engenheiro calculista, que estudará o caso específico e orientará qual a melhor, mais segura e econômica estrutura será conveniente para a obra.

A obra tem sempre que ser pensada antes. Supor que ir construindo e resolvendo os problemas que aparecerem seja a melhor solução, tendo sido o maior engano de muitos proprietários. Para uma boa obra não há como fugir dos projetos e de seus custos. Agindo de forma irresponsável é o melhor caminho para o "barato sair muito caro".

 

 
 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004