Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Predial           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Construções Prediais (Edifícios)

As construções prediais, quer sejam residenciais ou comerciais, requerem cuidados, planejamento e controles muito especiais. Utilizam técnicas apuradas de engenharia e construção, e a principal exigência refere-se ao quesito segurança.

Além da segurança, um empreendimento predial para ter sucesso, precisa reunir outros adjetivos, tais como: beleza, conforto, economia, praticidade, ótimo acabamento, legalização completa, modernidade, etc...

A essência do sucesso completo de uma construção predial inicia-se lá nos projetos. Já na obra é necessário exercer-se um rígido controle nas técnicas e qualidade dos materiais aplicados, e além disso, possuir um planejamento perfeito: físico e financeiro. Um erro ou atraso numa obra predial acarretará uma enorme "dor de cabeça", visto que, não é apenas com um cliente que se está falhando, mas sim com 40, 50, 100, 300, sabe-se lá.

A entrega das unidades sempre é palco de grandes exigências e, não muito raro, desentendimentos e discussões. E o que podemos nos utilizar para amenizar esse tipo de problema e portar um completo, explicativo e detalhado Memorial Descritivo da obra.

É nesse tipo de obra onde mais acontece ação na justiça entre as partes, e com conseqüências graves, já que, principalmente a Lei no. 4.591 de 16/12/64 rege essas condutas, conforme você poderá ver nas seções "cuidados na construção" ou melhor ainda no título de "incorporações".

Por utilizarem  sub-solos para guarda de veículos, pavimentos esses que quase sempre situam-se abaixo do nível do pavimento térreo, obriga-nos a utilização de técnicas especiais de: contenção de taludes laterais com perfis metálicos, muros de arrimo, cortinas de concreto, sem falar no recalque de águas utilizando caixas d'água enterradas e bombas de sucção.

Nos edifícios muito altos, para melhorar a distribuição da pressão hidráulica, nos valemos de válvulas redutoras de pressão. Também é obrigatório deixar reserva especial na caixa d'água superior, destinada ao Corpo de Bombeiros. Os elevadores devem ser calculados para o tráfego a ser constituído, como também sua velocidade de percurso, parada e estacionamento.

Outro ponto importante nessas construções é a atenção à impermeabilização de áreas molhadas (cozinha, banheiros, etc...) e piscinas, já que esses trabalhos os campeões de reclamações que se tem notícia nos edifícios.

As construções prediais ainda utilizam outros tipos de equipamentos especiais, tais como: conjunto de pára-raio, rede de minuterias elétricas, rede de hidrantes, central de gás encanado, casa de máquinas, etc...

Normalmente são construções demoradas e executadas por fases que se exigem mutuamente por pré-requisitos. Não dá para avançar determinada fase sem que outra esteja pronta. É difícil coordenar isso, e esse é o motivo de, sempre à frente de obras como essa existir a figura profissional do engenheiro residente da obra, a quem cabe concatenar e organizar todos esses serviços.  

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004