Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Comercial           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Construções Comerciais

As construções comerciais não têm a pretensão de procurar por tanta economia em detrimento e risco à obra como acontece nas construções residenciais. Todos os envolvidos, desde o proprietário, o engenheiro, o empreiteiro, enfim, todos ligados diretamente à obra, procuram enxergar a construção com maior responsabilidade.

Nas construções comercias há mais órgãos envolvidos nas aprovações para legalização e início das obras. Além da Prefeitura, conforme cada caso, podemos ter que submeter a aprovação dos projetos e conseqüentemente da obra a outros órgãos públicos, tais como: corpo de bombeiros, CETESB, entidade Sanitária, Condepath, Telefônica, etc...

Embora todo esse cuidado, não é ainda nas construções comerciais que podemos contar com a utilização integral das técnicas disponíveis e corretas da engenharia. Em muitos casos, principalmente nas obras mais simples, a exemplo do que acontece nas construções residenciais, os proprietários, por causa de custos, deixam de contratar projetos necessários, mão-de-obra especializada e ainda preferem serem os "tocadores" da obra, evitando assim a contratação de um profissional técnico à altura da fiscalização dos trabalhos.

Esse tipo de construção procura utilizar o maior vão livre e pé-direito (altura) possíveis, pois via de regra, são destinados a armazenamento de produtos ou a aglomeração de grande número de pessoas. As salas ou escritórios componentes ou de apoio, geralmente, são os mínimos exigidos pelos órgãos fiscalizadores.

As fundações nesse caso passam a ser mais encorpadas. A estrutura será de concreto armado ou metálica, com os fechamentos (alvenarias/paredes) em tijolos baianos, furados ou blocos de concreto. Os fechamentos laterais utilizam-se dos mesmos materiais, podendo ainda optar-se por fechamentos em telhas de fibrocimento, fiberglass ou metálicas.

Os revestimentos, exceto os de fachada, são os mais simples, limitando-se a massa paulista em parede e azulejos nos compartimentos sanitários.

A grande exigência da maioria dos órgãos públicos referem-se às áreas mínimas de iluminação e ventilação, e para essa "contagem" de área incluem-se as portas e janelas externas em toda a periferia da obra que se volte para áreas livres, bem como, em alguns casos, utilizam-se telhas translúcidas e ventiladores aeólicos para completar essas áreas necessárias.

A cobertura tradicional para as construções comerciais, constituem-se de estrutura de ferro, cobertas por telhas de fibrocimento, alumínio ou zinco.

As instalações elétricas vão de simples a complexas, de acordo com uso pretendido. Da mesma forma acontece com as instalações hidráulicas, notadamente em relação à reservação (caixa d'água) de água.

Nesse tipo de obra, o custo por metro quadro é sempre bem mais baixo que as construções residenciais, em virtude de praticamente sempre conterem uma grande área de obra, mas com muito pouco compartimentos complexos.

 

 

Esta é uma breve descrição do serviço...

Benefícios principais

bulletBenefício 1
bulletBenefício 2
bulletBenefício 3

 

 

Formulário de pedido de informações

Selecione os itens relevantes e forneça informações para contato.

Enviar informações sobre o serviço
Enviar informações sobre a empresa
Enviar uma pessoa do departamento de vendas

Nome
Cargo
Empresa
Endereço
Correio eletrônico
Telefone

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004