Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   PERÍCIA           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Perícia Técnica é o trabalho do profissional engenheiro civil ou arquiteto, dependendo de cada caso, que a pedido do interessado, analisa e estuda a situação apresentada, fornecendo seu parecer técnico a respeito do assunto, e, via de regra, emite Laudo Técnico sobre as observações e conclusões resultantes, reunindo sempre que possível, provas que corroborem os quesitos técnicos pertinentes ao assunto.

Utilizam-se dos trabalhos periciais pessoas particulares, empresas, entidades institucionais, órgãos públicos e, enfim, qualquer personalidade física ou jurídica que não se sente satisfeita lesada ou prejudicada por profissionais ligados à atividades de engenharia e construção civil, bem como a terceiros com os quais venham a entrar em conflito.

Como exemplo podemos citar:

1. Pessoa física ou jurídica que contrata projeto junto a profissional registrado, e que recebe o produto final do trabalho diferente daquilo inicialmente combinado, ou incompleto;

2. Pessoa física ou jurídica que entra em conflito com seu vizinho lindeiro, em relação à divisas do terreno, ou pelo impedimento de desaguar suas águas pluviais em terreno possuidores de vielas, ou ainda por danos causados por construções feitas pelo vizinho, etc...

Toda vez que fatos como esse acontecerem, e a discussão amigável não surtir efeito, fatalmente a parte que se sentir prejudicada irá procurar um Advogado para abertura de ação judicial e este, com certeza, pedirá a seu cliente a contratação de um profissional de engenharia civil ou arquitetura para atuar como perito do caso.

O perito deve prender-se unicamente às questões técnicas do fato ocorrido, não adentrando às implicações, causas e procedimentos havidos e que possam vir a ofender ou provocar a esfera do Direito entre as partes, situação essa que deve ser discutida pelos profissionais da advocacia.

O perito não deve e não pode, de acordo com o Código de Ética Profissional, tomar partido dessa ou daquela parte. Mesmo quando contratado para ser Assistente de Perito em litígios judiciais, deve defender seu cliente apoiando-se nas técnicas, normas e costumes aplicáveis à Engenharia, e discutindo as questões TÉCNICAS de forma clara, objetiva e sempre baseada nos preceitos preconizados na prática normal da Engenharia.

A Perícia Técnica vai de uma simples consulta no escritório do profissional, ou uma consulta "in loco", ou seja, no local dos fatos, e pode ser com ou sem fornecimento de Laudo Técnico.

Quando a perícia técnica é solicitada com a intenção do cliente em abrir ou defender-se de processos judiciais, além dos trabalhos de consulta, vistoria "in loco" e emissão da Laudo Técnico, há ainda o trabalho do profissional em acompanhar e dar suporte técnico ao Advogado de seu cliente, que é o profissional encarregado de escolher a peça processual pertinente ao assunto discutido.

 

                                                                          

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004