E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   NBR 12721           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Norma Brasileira NBR 12.721 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

CÁLCULO DE UNIDADES AUTÔNOMAS

 

A norma brasileira NBR 12.721 da ABNT, substituiu a antiga norma NB 140 que foi criada por força da Lei no. 4.591 de 16/12/1964 e tem a única finalidade de definir os parâmetros técnicos que deverão ser atendidos na realização dos cálculos para a definição das áreas componentes de cada uma das unidades autônomas de um empreendimento em Incorporação, bem como determinará as frações ideais de terreno que caberá a cada uma delas.

Essa norma é composta por diversos quadros de cálculo que vão um a um estabelecendo as áreas do Edifício, dos pavimentos e por fim das unidades autônomas; estabelecem também o custo de cada um desses elementos.

Para a composição dos custos, utilizam os valores unitários,  mensalmente calculados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil - SINDUSCON.

Ainda em termos de custos, mostram quais os valores que foram atribuídos a serviços especiais como: elevadores, calefação, fundações, decoração, play ground, etc...

Outros quadros relatam com pormenores quem são os profissionais envolvidos com os projetos, desde os de arquitetura, como os demais: estrutura, elétrico, hidráulico, fundações, bombeiros, telefônicos, interfonia e alarme, etc..., quem são os responsáveis técnicos pela obra e por cada um dos projetos.

É parte integrante e imprescindível da Incorporação e fica registrada em Cartório junto a ela para poder ser consultada a qualquer tempo.

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004