Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Instalações_AF/AQ           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Projeto de Instalações Hidráulicas de Redes de Água Fria e Quente

O projeto de Instalações Hidráulicas de Redes de Água Fria e Quente irá prever todos os pontos necessários de tomada de água, ou seja: válvulas de descarga e bacias sanitárias, torneiras de pia, tanque, lavatórios, bidês, banheiras e torneiras gerais; pontos para alimentação de chuveiros, aquecedores, máquinas de lavar roupa e pratos, tanque, alimentação da caixa d'água, enfim, tudo o que constar como escolhido pelo proprietário nos projetos arquitetônico e executivo.

Apresentará todo o esquema hidráulico das canalizações que alimentarão esses pontos, dimensionando as bitolas dos tubos e indicando suas pressões e velocidades, como também determinando os locais onde instalar-se-ão os dispositivos de bloqueio e controle de vazão (registros - de gaveta e pressão).

Via de regra, as instalações de água fria usam canalizações e conexões de PVC - tipo marrom para água, e as de água quente empregam canos e conexões de cobre, podendo também ser de PVC especial para água quente, sendo que esses últimos sempre serão protegidos por materiais isolantes de calor.

Dimensionar-se-á a(s) caixa(s) d'água para a reservação e alimentação da obra. Nos projetos para construções especiais (prediais, comerciais, industriais e outras) haverá a necessidade da reservação ser feito por reservatórios elevados e enterrados ao mesmo tempo.

Será fornecido em conjunto com esse projeto, memorial descritivo explicativo, especificando os materiais a serem empregados com as marcas e qualidades exigidas, bem como detalhes explicativos de como deverá ser realizado sua construção em obra e os cuidados na execução do projeto e manutenção da rede.

Bons projetistas costumam entregar junto a esses projetos, além do memorial descritivo, planilha orçamentária quantificando os materiais a serem utilizados e sugestão de preços de mercado. 

Os projetos de instalação hidráulica deverão obedecer na íntegra o que prescreve as Normas Técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, bem como as determinações das concessionárias desse serviço público.

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004