Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Instalações           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Projeto Elétrico de Instalações

O projeto elétrico de instalações apresentará em planta, cortes e detalhes, todas previsões, de acordo com o que foi apresentado nos projetos arquitetônico e executivo, para os pontos de luminárias, arandelas, tomadas (simples, duplas e especiais - ferro de passar, máquinas de lavar roupa e pratos, chuveiros, aquecedores elétricos, ar condicionado, etc...), bem como todos os interruptores para luminárias e arandelas, quer sejam eles simples, paralelos (acionamento em dois lugares) ou intermediários (acionamento em três lugares).

Apresentará também como todos esses pontos serão interligados através de condutos elétricos, tanto nos tetos como em paredes e as fiações que caminharão por esses condutos, alimentando cada um dos pontos criados, onde desses fios haverá indicação de quantidade e bitola.

Essa rede será dividida em circuitos onde serão calculadas as cargas de cada um, as perdas de cargas dos trechos, a probabilidade de uso simultâneo das instalações e  a proteção a ser instalada (disjuntores), como também a maneira como todos esses circuitos ligadas aos quadros de distribuição de energia.

Os quadros de distribuição de energia serão balanceados por fases, consistindo esse balanceamento na correta distribuição desses circuitos por essas fases, de maneira a poder se otimizar que cada uma delas receba, dentro do possível a mesma carga de energia.

Apresentará também o tipo e sistema de aterramento de equipamentos especiais como: computadores, geladeiras, chuveiros. etc...

Junto do projeto de instalações poderão ser apresentados os pontos, interligações e caminhamento dos circuitos de som/TV, interfonia, segurança, luz de emergência, etc...

Deverá estar indicado ainda, o quadro de entrada de energia, onde os quadros de distribuição interna serão interligados, obedecendo esse quadro de entrada às especificações da concessionária de energia onde a obra será executada. Os quadros de entrada para construções residenciais são normalmente oferecidos pelas Cias. de distribuição, dependendo da carga instalada, em dois tipos básicos: bifásicos a três fios (2 fase + neutro) e trifásico a quatro fios (3 fases + neutro). Em outros tipos de obras, os quadros deverão ser alimentados conforme resultarem os cálculos de demanda e potência instaladas.

É normal no início da obra, solicitar-se apenas a ligação do quadro de entrada de energia provisório, ou seja, apenas para a utilização da obra, e mais no final da mesma, solicitar-se a instalação definitiva dessa entrada de energia.

Deverá acompanhar o projeto de instalações, memorial descritivo com especificações dos materiais a serem empregados, cuidados na instalação, demonstrativos de cargas, identificação dos circuitos, etc..., enfim, tudo o que for necessário para utilização correta e normal das instalações e para manutenção e/ou conserto de qualquer problema futuro.

Os projetos de instalação elétrica deverão obedecer na íntegra o que prescreve as Normas Técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas bem como a concessionária desses serviços públicos.

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004