Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Hidráulico           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Projeto de Instalações Hidráulicas

O projeto de instalações hidráulicas define os encanamentos que alimentarão a futura obra, como também a reservação (caixa d'água), pontos de tomada de água quente e fria (torneiras, lava roupas e louça), aparelhos sanitários, válvulas de descarga, etc...  Define ainda a rede de esgotos sanitários que servirão banheiros e demais compartimentos de higiene e limpeza; mostra como serão captadas e escoadas as águas proveniente de chuvas, detalhando calhas e condutores; há ainda projetos que em algumas situações se fazem necessário, tais como: o de incêndio: que estudam a prevenção e combate à incêndio e os de gás encanado.

Assim, podemos definir o projeto hidráulico como composto das seguintes pranchas de desenho:

1. Projeto Hidráulico de Instalações de Redes de Águas Fria e Quente

2. Projeto Hidráulico de Redes de Esgotos Sanitários

3. Projeto Hidráulico de Redes de Captação de Águas Pluviais e Servidas

4. Projeto Hidráulico de Rede de Prevenção e Combate à Incêndio.

5. Gás Encanado.

Todos esses projetos deverão vir acompanhados de memorial descritivo que conterão as especificações de materiais a serem utilizados e explicações detalhadas sobre as técnicas usadas e parâmetros convenientes de esclarecimento sobre pressões, capacidade, velocidade e vazão das águas projetadas.

Os bons projetistas procuram inclui no escôpo do material de projeto que será entregue ao cliente, planilha de relação individualizada de materiais que serão utilizados, muitas até com preço dos produtos sugeridos.

É projeto necessário à todas as obras, pois garantirá boa pressão de utilização em todos os pontos do futuro imóvel, bem como a comodidade de criar, de acordo com as Normas Técnicas aplicáveis, reservação de água para pelo menos dois dias, afim de evitar-se o desconforto de ficar sem água nos momentos que a concessionária de serviços de água e esgoto da cidade, necessitar, para reparos ou outros serviços, interromper provisoriamente o abastecimento na região da obra.

Os projetos de instalação hidráulica deverão obedecer na íntegra o que prescreve as Normas Técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, bem como as determinações das concessionárias desse serviço público.

 

 

 

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004