Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Físico           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Cronograma Físico

O Cronograma Físico apresenta os serviços à executar e as fases da obra distribuídos ao longo do tempo.

Para programar o tempo de duração de um serviço ou fase de obra, nos valemos da quantidade de serviço a executar e a capacidade de execução desses serviços pela mão-de-obra disponível, ou então, ao inverso, determinamos um tempo para a execução do serviço e calculamos a mão-de-obra necessária para executá-los nesse período. Por exemplo, se temos 300 m2. de alvenaria para executar na obra e sabemos que um pedreiro e um servente constroem 10 m2. de alvenaria por dia, programaremos então esse serviço para 30 dias; se ao contrário quisermos executar esse trabalho em 10 dias e sabemos que a dupla pedreiro/servente constroem 10 m2. por dia, programaremos a mão-de-obra para conter 3 duplas, ou seja, 3 pedreiros e 3 serventes.

Devemos ter a atenção no cronograma físico para a PRIORIDADE dos serviços. Assim, jamais poderemos programar para executar primeiro as alvenarias, sem ter executado as fundações, e assim sucessivamente. Da mesma forma devemos evitar tanto quanto possível, o agrupamento de serviços e tarefas em um pequeno espaço de meses, e deixarmos outros meses com pouco serviços. Deve-se tentar manter a mesma equipe de trabalhadores ao longo da obra, evitando-se quanto se possa contratar ou demitir pessoal após o início ou término de cada fase. Quanto mais tempo uma determinada equipe permanece na obra, será mais fácil que eles "peguem" o jeito da obra, e portanto, produzam mais e melhor.

Outro ponto que influi muito na programação dos serviços e portanto do cronograma, são os desembolsos financeiros que desejamos aplicar a obra. Sempre é conveniente que efetuemos desembolsos mensais muito próximos em valores uns dos outros. Tanto será bem elaborado um cronograma, quanto mais ele aproximar os valores mensais dos desembolsos.

Com o cronograma na mão é possível antever problemas e evitar atrasos na obra, podendo, por exemplo, desviar uma determinada equipe que executa um serviços que em relação ao cronograma está adiantado, colocando-a em outro serviço que, pelo cronograma, esteja atrasado.

Poderemos também programar a compra de materiais e a contratação de mão-de-obra e serviços especiais, antecipadamente reservando o que pretendemos, junto às empresas vendedoras dos produtos ou dos responsáveis pela execução de serviços. Por exemplo, sabemos que vamos utilizar numa determinada obra esquadrias de madeira (portas e janelas) que não existem prontas, têm que ser encomendadas. Ao contatarmos o fornecedor esse nos avisa que só poderá entregar em 90 dias. Assim, podemos com tranqüilidade 120 dias antes iniciar a pesquisa de preços, ter 30 dias para negociar e fechar a compra, e receber 90 dias depois o material necessário, exatamente quando dele se precisa na obra.

EXEMPLO DE CRONOGRAMA FÍSICO

Cliente:                                                                                               data:     /    /

Obra: construção residencial          Local: Rua                                     no.        - cidade

SERVIÇOS

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

OBSERVAÇÃO

fundações

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

alvenaria

 

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

estrutura

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cobertura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

esquadrias

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

instalações

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

revestimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

louças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

pintura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004