Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   ENGENHARIA           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

 

ENGENHARIA CIVIL

Podemos definir ENGENHARIA CIVIL, como sendo a ARTE de modificar a natureza em benefício do ser humano, sem agredir o meio ambiente, preservando assim, dentro do possível, as suas características.

O maior equívoco que muitas pessoas fazem, é considerar a Engenharia Civil sinônimo de Construção Civil, ou vice-versa. Isso é um grande engano, pois a construção civil nada mais é que uma porção que a Engenharia cuida.

A Engenharia estuda, pesquisa, melhora, investiga, cria, inova, legisla e obriga, sobre todas as técnicas e procedimentos a serem utilizados; do que, porque e como os materiais devem ser constituídos e aplicados; quais as ferramentas e equipamentos são melhor aplicáveis ao bom desempenho dos trabalhos; qual a segurança e cuidados que devem ser tomados; quais as considerações técnicas que devem ser levadas em conta para realização de um evento, enfim, a Engenharia pensa em tudo e a Construção Civil copia e obedece.

A Engenharia Civil não é só construção de casas e edifícios, ela comanda também amplos outros serviços como estradas, túneis, portos, estruturas metálica, estruturas de madeira, rios e canais, ferrovias, obras de arte (viadutos), usinas, aeroportos, etc...

Ora, o Engenheiro Civil não tem como saber de tudo, por isso é que o CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, quando do registro do profissional, apõe em sua Carteira Profissional, as ATRIBUIÇÕES que lhe foram conferidas pela entidade de ensino que o aprovou. Explicando melhor, existem Faculdade de Engenharia que ensinam aos seus alunos, dentro do curso oferecido, por exemplo, a matéria de "portos e aeroportos", mas não oferecem a matéria de "ferrovias"; numa outra Faculdade acontece o inverso, oferecem a matéria "ferrovia", mas não a de "portos e aeroportos". Assim, quem se formar na primeira Faculdade terá dentro de suas atribuições, a capacidade de poder trabalhar com Portos e Aeroportos, mas não com Ferrovias; e o que se formar na segunda, exatamente o inverso.

Como se pode observar, ambos serão Engenheiros Civis, contudo, terão ATRIBUIÇÕES DIFERENTES. Por esse motivo é que se recomenda ao cliente, que, antes de contratar determinado serviço de um profissional de engenharia, antes é necessário saber se tal serviço encontra-se dentro das atribuições profissionais a ele conferidas pelo CREA.

Fazendo analogia com a área médica, da mesma forma que existem médicos para cada especialidade, ou seja, cardiologista (coração), oftalmologista (olhos), urologista (rins e aparelho urinário), também os engenheiros pelo amplo curso que fazem, além das especializações, se dividem em profissionais de diversas modalidades. Assim, temos o calculista (engenheiro de estruturas), o de obras (construtor), o de projetos (projetista) e assim por diante, como também existem os "clínicos gerais", que normalmente encontram-se na área de Consultoria, pois geralmente são profissionais de grande experiência e que contribuem para detectar problemas, soluções ou orientações sobre os vários campos de atuação da Engenharia.

Todo Engenheiro é, de forma direta ou indireta, um construtor; Um construtor nem sempre é um Engenheiro. Existem muitos construtores, principalmente de casas residenciais, que nunca passaram por uma escola de Engenharia. Aprenderam na prática, "de ouvido", como construir, e apoiados a profissionais que contratou, levaram adiante suas empreitadas. Não é incomum sabermos de grandes empresas construtoras, cujo dono é um leigo na área de Engenharia. Contudo, no seu corpo funcional existem um ou diversos Engenheiros que lhe dão nome e suporte para executarem tarefas de Engenharia.

Procure sempre por um profissional registrado no CREA.

 

 

 

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004