Make your own free website on Tripod.com

 E.E.O.G - ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA ODAIR GARCIA

   Cronograma           

          

Sempre  dê preferência para um profissional registrado no CREA - Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia !!!                                                Inscreva-se já e aproveite as exclusividades da área de assinantes !!!                                                Em breve, publicaremos projetos prontos para casas residenciais de 2, 3, 4  dormitórios e Alto padrão !!!                                               Acesse nossa área de Links para revista de Engenharia e Construção !!!        Você é nosso visitante no. Hit Counter

Mantemos esse site em freqüente atualização, visite-nos constantemente, pois sempre haverá novidades !!!

[Área em construção]

 

 

Cronograma

Cronograma é um documento utilizado em Engenharia e Construção, obtido a partir dos projetos, memorial descritivo e orçamento da obra, onde é distribuído ao longo dos meses a previsão de conclusão da obra, as fases ou tarefas que devem ser realizadas por ordem de prioridade.

Nele são estabelecidas o tempo de duração dos serviços e das fases da obra, como também são distribuídos os custos financeiros necessários à execução de cada uma dessas tarefas e fases.

Os tempos são calculados pela quantidade de serviços a executar e a mão-de-obra que desejamos utilizar na sua construção. Assim, podemos orientar uma obra para ser construída num tempo maior ou menor, segundo o nosso desejo, ou ainda segundo a nossa disponibilidade financeira para levar a obra ao seu término.

Os cronogramas são, normalmente, calculados em meses, quinzenas ou semanas.

O cronograma que cuida só da distribuição do tempo de execução dos trabalhos ao longo da obra, damos o nome de CRONOGRAMA FÍSICO. O cronograma que cuida só da distribuição dos recursos financeiros a serem utilizados durante o transcorrer da obra, damos o nome de CRONOGRAMA FINANCEIRO.

O mais usual é utilizarmos os cronogramas que cuidam das duas informações em conjunto, e a esses damos o nome geral de CRONOGRAMA FÍSICO- FINANCEIRO.

Os cronogramas nada mais são que uma visão prévia dos trabalhos  a realizar e seus custos. Nos permitem acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento da construção com seus respectivos desembolsos, como também programar a compra de materiais e a contratação de mão-de-obra e serviços de terceiros. Permite que não desembolsemos valores prematuramente, para a compra de materiais e serviços, quando podemos fazer esse gasto em outra época da obra, perto da real necessidade de aplicação dos serviços.

O cronograma deve ser avaliado diariamente, ou no mínimo, mensalmente.

 

 

 

 

Envie mensagem a engodairgarcia@directnet.com.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Última modificação: 22 March, 2004